Player do Portão

sábado, 20 de setembro de 2014

A maravilhosa mulher maravilha!

A pioneira !
Sempre fui um amante das histórias em quadrinhos, assim como muitos aqui na blogosfera! Arrisco dizer até que os quadrinhos e os zines foram os precursores do movimento blog! Será? Bem, o que importa é que nutria a vontade de fazer uma postagem sobre a marvilhosa mulher maravilha que segue abaixo.

A super heroína foi criada por William Moulton Marston e sua esposa Elizabeth Holloway Marston no início dos anos 40 para a "DC Comics", época em que somente personagens masculinos dominavam as páginas dos gibis, tais como: Batman, Super Homem, Aquaman, etc. A ideia, a princípio, seria criar um herói essencialmente bom e amoroso, mas de forte personalidade e completamente diferente dos demais! Foi então que Elizabeth propôs que esse personagem fosse uma mulher!

Eu poderia falar muito sobre a história da mulher maravilha e os detalhes de sua criação, mas não é o caso. O que quero debater aqui é o pioneirismo dessa heroína numa época em que a sociedade era completamente masculinizada e os conteúdos neste segmento extremamente machistas!

Charlie Moulton (pseudônimo utilizado por William Marston) passou a escrever as histórias tendo em mente que a nova heroína promoveria uma revolução psicológica principalmente na mente em formação dos jovens da época, visto que os quadrinhos possuíam e ainda possuem um caráter didático muito atrativo e poderoso! Essa revolução psicológica se somaria ao crescente movimento feminista, ajudando na divulgação da causa e ao mesmo tempo abocanhando um novo mercado consumidor!

Segundo o próprio Moulton, "(...) a Mulher-Maravilha é a propaganda psicológica para o novo tipo de mulher que deve governar o mundo".

A super-heroína, que tem seus poderes comparados aos deuses gregos (força de Hércules, velocidade de Hermes, sabedoria de Atena) representa um paradigma neste segmento, visto que até então a grande maioria das personagens mulheres reforçavam apenas o velho estereótipo da cuidadora, boa mãe, boa esposa, etc. Sem dúvida, ela é de fato um ícone da revolução feminina em busca de independência e espaço na nova sociedade em construção!

Diana (nome utilizado pela Mulher Maravilha para manter sua identidade secreta) cria uma imagem de que a mulher pode trilhar seu caminho de sucesso sem depender de qualquer homem para servir de contraponto. Coisa que até os quadrinhos, que geralmente propõe inúmeras ideias inovadoras como a própria "Wonderful Woman", demoraram a desenvolver ou insistir em sair do erro,  exemplo: Batman e Batgirl, Homem Aranha e Mulher Aranha, Super Homem e Super Girl, Homem Pássaro e Mulher Pássaro... 

A Mulher Maravilha era única, não dependia de ninguém e o desenvolvimento de sua personagem nos desenhos e séries, principalmente nos anos 80, fizeram os escritores, produtores e editoras acordarem de vez para essa nova realidade e demanda, impulsionando a criação de novas super-heroínas com esse caráter de independência!

Abertura brasileira da Série "Mulher Maravilha"


Abertura original da série
 
 
Obs: No Brasil, a Mulher Maravilha só ganhou esse nome com a chegada da série e do desenho para a televisão. Antes ela era chamada por aqui de "Super Mulher" e  "Miss América", o que rendeu alguma confusão...

Obs2: Em 1969, tendo os quadrinhos como referência, a super-heroína perdeu seus super poderes em nome do amor! Mas em 1972 teve seus poderes devolvidos não por conta da criatividade do autor, mas por conta das pressões do mercado.

14 comentários:

  1. Flávio, gostei de saber mais sobre a Mulher Maravilha que na real somos todas nós um pouco,modéstia à parte,rs... Sabemos fazer 1500 coisas ao mesmo tempo, ouvimos ,falamos, atendemos as crianças, chamados daqui e dali e tantas vezes, ainda AGUENTAMOS chefes mal amados e rabugentos,rs

    abração, obrigadão pelo carinho por lá! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chica,
      Tens razão, esse foi um dos motivos que motivou a postagem!

      Abraço.

      Excluir
  2. Bem, acho ela uma das heróinas mais injustiçadas, visto que a DC a tornou um sex simbol nos anos 90.
    Poucas estórias mostrou a verdadeira essência dela.
    O criador além de ser psicólogo, usou algumas metáforas para o comics, como o laço da verdade, pois ele foi um dos criadores daquela máquina da verdade....
    Outra curiosidade ele era tão liberal que começou a viver um poliamor com outra mulher...e isso deu escândalo na época...
    Mas voltando ao foco, a tendência da criação dela foi mostrar que a mulher tem poder de voz, visto que na época estava passando por momentos de transição em comportamento e cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elton!
      Cara é mesmo! Também acho que ela foi injustiçada... Mas como diriam alguns capitalistas: business are business!

      kkkkkkkkkkkkkk

      Abraço.

      Excluir
  3. Olá, Boa noite,Flávio
    sim, que maravilha ... "matei" a saudade assistindo os dois vídeos de abertura ...sim, tu escreveu tudo e mais um pouco...penso eu, também, que a Mulher-Maravilha TEM relacionado sua criação com a mulher moderna e não-convencional, ou seja, naquela época e à frente (de sua
    época) ...já era independente, com seu trabalho e interesses. Tanto que William Marston acreditava que o poder masculino era a explicação para os males do mundo e isso, os males, só seriam eliminados se o homem entregasse o poder à mulher e a Mulher-Maravilha veio para contrabalançar , representando mais do que a força, mas também o
    modo de se expressar diante a sociedade...
    Parabéns pela postagem!
    Obrigado pelo carinho,belo domingo,abraços!

    ResponderExcluir
  4. Flavio,eu adorava a Mulher maravilha porque realmente não tínhamos muitas heroinas mulheres! Adorei sua postagem,bem legal a história da origem do seriado. bjs e boa semana,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anne,
      Pois é, por isso acredito no pioneirismo dessa personagem!

      Abraço.

      Excluir
  5. Olá.

    Passei por aqui, em visita ao seu blog.
    Eu também tenho um, só que muito simples.
    Estou lhe convidando a visitar-me, e, se possível seguirmos juntos por eles, e, com eles. Sempre gostei de escrever, expor as minhas idéias e compartilhar com as pessoas, independente da classe Social, do Credo Religioso, da Opção Sexual, ou, da Etnia.
    Para mim, o que vai interessar é o nosso intercâmbio de idéias, e, de pensamentos.
    Estou lá, no meu Espaço Simplório, esperando por você.
    E, eu, já estou Seguindo o seu blog.
    Força, Paz, Amizade e Alegria
    Para você, um abraço do Brasil.
    www.josemariacosta.com

    ResponderExcluir
  6. Cara, quando pequeno sempre gostei de desenhos dos quadrinhos, mas as revistas propriamente ditas, não colecionava ou as lia, mas curto demais os heróis Marvel, e sempre quando tenho um tempinho vou lá no Youtoba e revejo algum clássico desses em desenho pra relembrar. Já a Mulher Maravilha, sempre a assistia quando ela estava junto com o restante dos super-heróis na Sala da Justiça e sempre a achei legal, rs.

    Abração pra ti.

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante.
    Penso que nunca li nada sobre a Mulher maravilha, enquanto criança. A verde é que éramos muito pobres, vivíamos no limiar da miséria. Quando aprendi a ler, ia todos os meses, a uma carrinha da Gulbenkian que ia lá ao sítio onde vivíamos buscar livros para ler. Adorava fazê-lo. Levantava 4, era o máximo que emprestavam. No mês seguinte entregava-os e levantava outros 4. Mas eram romances. Julio Dinis, Camilo Castelo Branco, Aquilino Ribeiro, Jorge Amado, e tantos outros. Nada de quadradinhos.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi,Flávio
    Que boa lembrança!Sabe que já tive uma fantasia de mulher maravilha?E uma festa de aniversário com os superheróis da época,em que a "ela"era a figura central.Obrigada por me trazer lembranças felizes!
    Linkei seu blog também,ok?
    Grande Beijo

    ResponderExcluir
  9. O sonho das meninas era ser como a Mulher Maravilha (rss). Foi um exemplo de independência que muito estimulou. Esse contexto de sua criação me era desconhecido. À época, não pensava em sua importância transformadora. Com o tempo, me esqueci dela. E você fez uma ótima postagem sobre nossa heroína. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo, você com suas postagens me remete à infância trazendo muita saudade.... Achei magnífica a Mulher Maravilha.
    Para que saiba, divulguei a Programação das apresentações do 2º Prosas Poéticas que se iniciará nos próximos dias; dê uma olhada, quem sabe entre as autoras e os autores participantes, não tenha alguém a quem você gostaria de prestigiar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Outra coisa que reforça sua tese Flávio, é que a Diana era uma mulher simples com aquela aparência de mulher sem sal, tímida e tal, dai quando fazia a "transformação" virava a super mulher maravilha, ou seja, mostrando que todas as mulheres poderiam ser como ela.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Já que chegou até aqui, deixe um recado, comente! Obrigado.