Player do Portão

sábado, 18 de outubro de 2014

Branca´n´roll

Branca de Neve (edição da imagem por: Flávio Ribeiro)
Provavelmente o conto de fadas mais famoso da história do mundo ocidental, "Branca de Neve" consegue até os dias de hoje encantar crianças, jovens e adultos de todas as idades numa trama envolvente cheia de sonhos, magia e mistérios.

Oriundo da tradição oral Alemã, o conto foi oficialmente compilado em meados do século XIX pelos irmãos Grimm e assim tornou-se mundialmente conhecido, no entanto existem muitas outras versões da mesma história rolando por ai, umas reais e outras marginalmente inventadas, outras legais e ainda algumas de caráter ocultista. Não a toa, um universo de especulações surgiram e ganharam força, principalmente aquelas que ligam o conto de fadas com mensagens subliminares e situações para a doutrinação das crianças como espectadores inocentes. Argumentações dais quais sou muito cético, enfim...

Branca de Neve - Ilustração de 1905

Branca de Neve - Ilustração de 1905
É claro então que a Disney e sua máquina de entretenimento conseguiu após o filme de 1937 suavizar e adaptar melhor a trama ao universo infantil, popularizando a doce Branca! O clima um tanto macabro e violento como podemos ver nas ilustrações ao lado de 1907 foi devidamente substituído, mas parece que algo ficou! O que? Será? Comentarei sobre isso em outra postagem..

Mas a minha intenção aqui no blog não é contar essa história tão interessante que vem cruzando os séculos e despertando o interesse de quase todos, mas sim propor um questionamento a partir da história "Branca de Neve":

Por que existe a necessidade de rotularmos as pessoas, em especial as mulheres, como sendo absolutamente boas ou más? Por que julgamos e classificamos as pessoas muitas vezes de forma preconceituosa, imediatista e irremediável? 

Certamente não falo aqui do "Papa" ou de uma "Serial Killer", mas digo da maioria das pessoas, aquelas que nos cercam e que convivem conosco diariamente! Essas são humanas, e como tal cometem erros e acertos e na maioria das vezes querem a própria felicidade e a dos demais, no entanto acabam trocando os pés pelas mãos, tornando-se do dia para a noite de Brancas em Bruxas ao olhar inquisidor de alguns!

Foi por isso que criei a primeira ilustração (topo) da Branca de Neve usando uma camiseta dos Stones, para então mostrar que a dama mais doce e pura dos contos pode usar tranquilamente a camiseta da melhor banda de rock do planeta, pois ao tirar um pouco de sua suavidade não consegui tirar o que mais importa: sua intenção, seus princípios, sua história. Afinal ela errou sendo gulosa ao comer a maçã envenenada, mas deu a volta por cima ao despertar com o seu "ser" o amor do jovem príncipe!


9 comentários:

  1. Creio que a primeira vez que li Branca de neve foi para a minha sobrinha, já tinha 35 anos.
    Quando era menina. meus pais mal conseguiam comprar pão para nós, como iam comprar livros. E se os pudessem comprar para que serviam se eles não sabiam ler? Adiante.
    Eu não sei responder à sua pergunta. Creio que excetuando o "Papa" e o "Serial killer" como diz, todos nós somos bons e maus dependendo das circunstâncias. Por exemplo eu que sempre defendo a vida, e as soluções pacíficas, não seria capaz de matar para defender o filho ou a neta, ou até mesmo a minha vida? Sei não. Penso que se há alguma coisa que nos tira todo o discernimento, e nos pode levar a situações extremas é o instinto de sobrevivência.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da tua ilustração dando essa conotação à Branca de Neve. E os rótulos? Ainda que digamos que não os colocamos, sem querer,m eles saem de nossas bocas... Falaste muito bem e isso não é novidade aqui! Gostei de ler! abraços, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Boa Flávio! Desconstruir uma personagem tão conhecida para mostrar a outra face da moeda não é fácil. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Boa noite, Flávio
    interessante ...não sabia que ligavam o conto de fadas com mensagens subliminares e situações para a doutrinação ...
    Por que julgamos e classificamos as pessoas muitas vezes de forma preconceituosa, imediatista e irremediável?...penso que julgar é correto no sentido de avaliar as soluções possíveis para uma situação, para escolher a melhor, etc.Pré-julgar, não. Se rotulamos, estamos errando multiplamente, pois , quando rotulamos ou limitamos, isso acaba nos forçando a seguir padrões que, talvez, não sejam as mais corretas que são próximas normalmente de nossas idealizações ,e como sempre queremos que a nossa expectativa de perfeição seja atendida , quando essas não forem, surge a denegrição, ou seja não sendo boa, será má, pois os defeitos serão vistos exagerados e as qualidades inexistentes, justamente por que adoramos polarizar e ai já não importa a sua essência, a sua história, etc ...infelizmente...
    ...my comments ficou meio confuso, né? Mas, tá valendo...
    Obrigado pelo carinho, belos dias, abraços!

    ResponderExcluir
  5. A ilustração ficou ótima e escolheu um belo vídeo para a postagem. Ultimamente, estão encontrando senões nas histórias infantis que tanto nos emocionaram. Creio ser a maldade do homem a motivação para isso. As crianças não observam esses ditos detalhes ocultos e se perdem apenas no mundo encantado que elas apresentam. Aliás, se somos capazes de ver maldade no outro, também a conhecemos, pois todos somos frágeis e certas situações acordam um lado nosso não muito belo. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Flavinho
    Tenho que admitir, eu sempre fui uma pessoa que rotulava as pessoas, mas com o passar dos tempos eu aprendi que não é para ser assim, a gente vai aprendendo com a vida. Concordo contigo plenamente, menos no que tange a banda kkkkkkk.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  7. Todos nós somos bons e maus, acertamos e erramos e aquela coisa toda. Mas uma coisa é saber disso e outra é agir com esse princípio. Rotulamos quase tudo e as pessoas não ficam de fora. Acho que é algo a ser trabalhado...
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Sabe,Flávio,eu passo por isso.As pessoas me acham perfeita.Sem pecados.Um doce de pessoa.Um anjo de candura,kkkkkkk.... Quando elas percebem que não é bem assim,meio que se decepcionam.Poxa,sou humana!Isso enche o saco!Rótulos são coisas perfeitamente inúteis e descartáveis.Quando você rotula uma pessoa você limita suas próprias percepções acerca do ser humano.

    Beijão,Flávio!Dani.

    ResponderExcluir
  9. Olá Flavio,
    Nao me lembro se ja o fiz mas nunca é demais.
    . Quero te agradecer imensamente pelas palavras em minha participação no Prosas Poéticas.
    Obrigada, querido!

    Lindo o teu blog!

    Beijos

    ResponderExcluir

Já que chegou até aqui, deixe um recado, comente! Obrigado.